Beato Clemente Vismara

             BEM-AVENTURADO CLEMENTE VISMARA
Intercessor do Festival de Musica Jovem Arquidiocesano


Nos dias de hoje, falar ou escrever sobre santidade parece algo fora de moda, pois a nossa sociedade consumista e materialista enaltece o “culto do corpo”, o “ter notoriedade”, possuir “bens materiais” ou impor ainda a “religião do pegue e pague”, isto é, quanto maior a benção, maior deve ser a oferta.  Enquanto que a Igreja, propõe e testemunha os valores eternos que, de fato, dão sentido à vida.
Enquanto a beatificação do Papa João Paulo II e da Ir. Dulce ainda ecoa nos nossos ouvidos e corações, apresento aos leitores do jornal da Arquidiocese a figura do venerável Pe. Clemente Vismara que, no dia 26 de junho, será declarado Bem-Aventurado na Catedral (Duomo) de Milão.
O PIME na Birmânia (atual Myanmar) , missionário do PIME

O novo Bem-Aventurado é um missionário do Pontifico Instituto das Missões - PIME, uma família missionária, ainda hoje secular, pois nasceu, em 1850, do clero diocesano da Lombardia, região da Itália cuja capital é Milão. Dois anos depois, o PIME já enviava seus primeiros missionários para a Papua Nova Guiné. Poucos anos depois, em 1868, o PIME enviava outro grupo de missionários, desta vez para a Birmânia.(Atual Miamar). Um deles era o Pe. Clemente Vismara. Naquele país, o missionário viveu 65 anos, voltando para a Itália somente uma vez, em 1957, por motivo de saúde.
 Quem foi Pe. Clemente Vismara

Pe. Clemente nasceu em Agrate Brianza – perto de Milão- no dia 6 de setembro de 1897. Com sete anos ficou órfão de pai e mãe. Em 1913, o jovem Clemente entrou no Seminário Arquidiocesano de Milão e, em 1916, teve que interromper os estudos para prestar o serviço militar na 2ª Guerra Mundial, sendo promovido ao grau de subtenente.
 
Foi durante essa guerra que surgiu nele o ideal da vocação missionária. Clemente entendeu que somente a Deus valia a pena doar totalmente a vida. Foi assim que, em 1919, estando novamente no Seminário de Milão, chegou a fez a opção radical de ser missionário além fronteiras. Em vista disso, entrou no Seminário Missionário do PIME, em Milão e, em 1923, foi ordenado sacerdote.
O seu entusiasmo e a sua vontade de doar-se a Deus e às missões era tão grande que, logo em seguida, partiu para a Birmânia e iniciou sua atividade missionária numa região paupérrima situada entre a China, o Laos e a Tailândia. Naquela região não havia ainda nenhum cristão. Brincando sobre essa situação, o Pe. Clemente escreveu: “Numa distancia de 100 km, se quisesse ver um outro cristão deveria me olhar no espelho!”.
“O começo, testemunha o Pe. Clemente a um seu amigo, tudo foi muito difícil! Sempre que chegava numa aldeia, as pessoas fugiam e se escondiam nas choupanas. Era a primeira vez que um homem branco aparecia para visitá-los. Contudo, apesar disso, posso lhe afirmar que, raramente, senti tristeza ou abatimento”.
As virtudes de Pe. Clemente
Desde o começo do seu apostolado, o Pe. Clemente visitava todas as aldeias daquela enorme região. Até aonde podia ia a cavalo e depois chegava a pé, pois era uma área muito montanhosa.
Entre as suas virtudes destacamos: o seu espírito de fé, amor às crianças e aos pobres, espírito de sacrifício, serenidade diante das dificuldades, otimismo, humildade, paciência, bom senso e equilíbrio, desapego aos bens materiais e confiança absoluta na Providencia Divina.
No seu modo de agir e falar, mesmo diante das situações mais dramáticas, transmitia sempre, e a todos, o amor à vida e a alegria de viver. Por isso, o povo gostava de dizer: “Clemente é o padre que está sempre sorrindo e brincando”.
Pe. Clemente morreu no dia 15 de junho de 1988 a Mong Ping, com 91 anos, rodeado pelo povo que o amava e que o reconhecia como um pai. Ele foi sepultado ao lado da gruta de Nossa Senhora de Lurdes, que ele mesmo tinha construída. Após a sua morte, logo se difundiu a fama de sua santidade e foi chamado carinhosamente de«Patriarca da Birmânia». De suas exéquias participaram também muitos budistas e muçulmanos.
Caminho rumo à beatificação

Um mês depois da morte do Pe. Clemente, o grupo missionário da sua paróquia de origem, escreveu ao Superior Geral do PIME, pedindo que se iniciasse a Causa da sua beatificação. Isso acontecerá somente em 1996, pelo Cardeal Carlo Martini, cardeal de Milão
 
No dia 15 de março de 2008, o Papa Bento XVI reconhecia o Pe. Clemente como “Servo de Deus”, devido o seu modo heróico em praticar as virtudes evangélicas.
Após mais dois anos, a Comissão Médica aprovou o milagre atribuído à intercessão do Servo de Deus Clemente Vismara e, no dia 2 de abril de 2011, o Papa Bento XVI assinou o decreto que reconhecia o milagre, declarando assim o Pe. Clemente Bem-Aventurado.
A celebração da beatificação será realizada no dia 26 de junho de 2011 na Catedral de Milão.
Devoção ao Bem-Aventurado Clemente
O Bem-Aventurado Clemente já é invocado como o “Protetor das crianças”,devido ao  amor que o missionário tinha pelas crianças, sobretudo os órfãos e pobres. Inúmeras graças foram recebidas, pela intercessão do Pe. Clemente, também por casais sem filhos e em vias de separação.
Ao Pe. Clemente, já no final de sua vida, alguém pediu que deixasse uma mensagem para os jovens. Eis a sua mensagem: “Queridos jovens, baseado na minha longa experiência, digo a vocês que, para ser missionário, é necessário doar a vida com generosidade, simplicidade, entusiasmo e amor. Não guardem nada para si. Sejam livres para amar a Deus e ao próximo por toda a vida. Se o missionário não é capaz de tamanha doação, não vale nada. Acreditem: Só Deus basta!
 Que o Bem-Aventurado Clemente suscite muitas vocações
missionárias à Igreja.
                                                          Pe. Toninho Nunes – PIME       

Nenhum comentário:

Postar um comentário