terça-feira, 20 de março de 2012

Conheça um pouco do testemunho do Beato Clemente Vismara


Um dos patronos do Festival de Música Jovem é o missionário Beato Clemente Bismara.




Clemente Vismara nasceu em Agrate Brianza em 6 de setembro de 1897. Ficou órfão e em 1913 entrou no Seminário São Pedro de Seveso, onde amadureceu a decisão de se tornar missionário, entrando no Instituto das Missões Exteriores de Milão, hoje Pontifício Instituto das Missões Exteriores (PIME). Ordenado sacerdote na Catedral de Milão em 26 de maio de 1923, depois de poucos meses padre Clemente partiu para a Birmânia (atual Mianmar), onde semeou o Evangelho por todo o resto de sua vida e onde foi sepultado. Fundou 5 distritos missionário, levou à fé vários povoados, construindo capelas, igrejas, escolas, hospitais, etc, recolhendo as crianças órfãs de famílias destruías pela fome, epidemias e guerras ou rejeitados porque inválidas (em suas exéquias estava, presentes mais de 200).

Junto com ele acolhia os que procuravam a missão: viúvas, leprosos, ladrões, portadores de deficiência. Escreveu várias cartas, relatórios e artigos para revistas missionárias não somente italianas, onde descreve a vida da missão: por causa da canonização, iniciada em 1996, a postulação recolheu 2.200 cartas e 700 artigos.

No dia em que morreu em Mongping, em 15 de junho de 1988, se difundiu logo a fama de sua santidade e foi chamado «Patriarca da Birmânia». De suas exéquias participaram também budistas e muçulmanos. (SL)


Nenhum comentário:

Postar um comentário