quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Stand Up Católico no Festival de Música Jovem Arquidiocesano


Fábio Borges estará no Festival de Música Jovem Arquidiocesano que acontece no CEAR no dia 25 de Novembro, às 13h30. Participe e divulgue!

“Rir é um Santo Remédio” inaugura o gênero
de stand-up comedy católico 

Espetáculo, conduzido por Fábio Borges, evangeliza
ao mesmo tempo em que leva o público às gargalhadas

O show “Rir é um Santo Remédio”, conduzido por Fábio Borges, apresenta aos espectadores situações repletas de bom-humor sobre o cotidiano dos católicos. Primeiro projeto no estilo stand-up comedy católico no Rio de Janeiro, o espetáculo trata de temas como o ritual da Santa Missa, detalhes da Liturgia e curiosidades da Catequese. Nada escapa ao olhar atento de Fábio, de 29 anos, que está também à frente do Ministério Jovem da Renovação Carismática Católica (RCC) da Arquidiocese do Rio e desenvolveu o projeto paralelamente à sua carreira de dentista. Porém, seu principal objetivo não é divertir, mas evangelizar: na leveza do gênero cômico, Fábio encontrou uma forma de “educar” os católicos e aproximá-los dos ensinamentos contidos no Evangelho. A equipe do projeto conta também com mais 3 jovens, Cristiano Martins, Luciana Martins e Michele Marques que auxiliam na criação dos textos e na promoção e divulgação.

“Usando um tom lúdico, ‘Rir é um Santo Remédio’ chega à comunidade católica levando uma mensagem séria: o amor de Deus. Todos se reconhecem naquelas situações apresentadas no palco. Muitas vezes, após o show, temos um retorno interessante do público: as pessoas vêm contar situações inusitadas ou cômicas que viveram na Igreja, e relatam como tiram, de tudo, um aprendizado. Alguns desses casos já foram até acrescentados ao roteiro do stand-up. Nossa preocupação é sempre abordar os assuntos de forma leve, mas com respeito e fidelidade ao que prega a Igreja”, conta Fábio, que tem orientação espiritual do padre Cláudio dos Santos, da Paróquia Divino Espírito Santo e São João Batista, no Maracanã, e apoio de outros católicos que evangelizam por meio da arte, como Cristiano Martins, da banda Canto Novo; Claudio Castro, da banda Em Nome do Pai e o músico, compositor e deputado estadual Márcio Pacheco.

As apresentações de “Rir é um Santo Remédio” tiveram início em julho deste ano. Com a presença em mídias sociais como Facebook, Twitter e YouTube, o projeto logo se popularizou, e os convites se multiplicaram. O espetáculo já foi realizado, sempre com forte presença do público jovem, em encontros como o Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom), na PUC-Rio, em julho; a Vigília da Jornada Mundial da Juventude, no Maracanãzinho, que reuniu sete mil pessoas, em agosto, e o Geração 2000, em Campo Grande, na Zona Oeste, em outubro. 

“Vivemos um momento especial na Igreja Católica. O Rio vai sediar, em 2013, a Jornada Mundial da Juventude, e isso tem envolvido cada vez mais adolescentes em pastorais, encontros e atividades ligadas à evangelização. O gênero stand-up costuma atrair os jovens, e é mais uma forma de trazer esse público para o convívio na Igreja, fazê-lo se apaixonar por Jesus e querer segui-lo”, afirma Fábio Borges.

Serviço:
Nome do grupo/projeto: Projeto Rir é um Santo Remédio
Título do espetáculo: Stand Up Comedy Católico
Direção: Cristiano Martins e Fábio Borges
Texto: Fábio Borges e Cristiano Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário